ariramba-preta |
Entre os vários destinos para os observadores de aves em Roraima, a Serra do Tepequém (município de Amajari, RR) é um dos mais sui generis, quer pelo relevo montanhoso que é raro em Roraima, quer pelo grande número de espécies raras que lá podemos encontrar. Além disso, o Tepequém é uma vila de garimpeiros de diamante que, devido à escassez dessa pedra, está aos poucos se especializando na recepção de turistas interessados no aspecto histórico da região e no ecoturismo.
japu-verde |
Os guias estão treinados a conduzir os visitantes pelas diversas cachoeiras de água limpíssima e ao longo das montanhas mais próximas. Na própria vila e imediações são comuns as belíssimas gralhas-violáceas (Cyanocorax violaceus), o tem-tem-de-dragona-vermelha (Tachyphonus phoenicius), o rabo-branco-cinza-claro (Phaethornis augusti), a ariramba-preta (Brachygalba lugubris), araras, japus, sanhaçus, anambés, o maú (pássaro-boi) entre tantas outras aves com pouquíssimos registros publicados. O link a seguir, nos dá uma idéia dos registros fotográficos que podemos conseguir na região embora não seja uma lista completa de ocorrência regional: http://www.wikiaves.com.br/especies.php?t=c&c=1400027
A Vila do Tepequém fica a aproximadamente 150km de estrada asfaltada de Boa Vista e conta com pequenas pousadas particulares e restaurantes rústicos que servem comida caseira trivial. Há também a possibilidade de se hospedar na pousada do Sesc que possui poucos apartamentos algumas casas que comportam até umas 20 pessoas com todos os utensílios de cozinha, geladeira, fogão, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário