O que tem no blog?

ATENÇÃO: Se tiver dificuldade de leitura pelo tamanho da letra tecle '+' enquanto segura apertada a tecla 'ctrl'

Objetivos do Blog

Roraima é um paraíso pra qualquer birdwatcher. São cerca de 806 espécies distribuídas em um território, em grande parte plano, de 225.116,10 km2, onde durante 8 meses temos sol diariamente e uma luz maravilhosa que fica mais evidente no começo e no final dos dias favorecida pelo relevo e pela latitude. A grande variedade de habitats e as extensas faixas de território pouco perturbadas pela presença humana competem para a existência em abundância de inúmeras espécies, muitas delas com poucos registros e pouco estudadas. Esse blog tem a pretensão de ser uma forma de divulgar o turismo de observação de aves nesse Estado além de fornecer algum subsídio a pesquisadores da avifauna brasileira através da publicação de fotografias com os devidos registros de localização, data e observações que forem consideradas pertinentes.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Serra do Tepequém - Aves e Diamantes

ariramba-preta
     Entre os vários destinos para os observadores de aves em Roraima, a Serra do Tepequém (município de Amajari, RR) é um dos mais sui generis, quer pelo relevo montanhoso que é raro em Roraima, quer pelo grande número de espécies raras que lá podemos encontrar. Além disso, o Tepequém é uma vila de garimpeiros de diamante que, devido à escassez dessa pedra, está aos poucos se especializando na recepção de turistas interessados no aspecto histórico da região e no ecoturismo. 
japu-verde
    Os guias estão treinados a conduzir os visitantes pelas diversas cachoeiras de água limpíssima e ao longo das montanhas mais próximas. Na própria vila e imediações são comuns as belíssimas gralhas-violáceas (Cyanocorax violaceus), o tem-tem-de-dragona-vermelha (Tachyphonus phoenicius), o rabo-branco-cinza-claro (Phaethornis augusti), a ariramba-preta (Brachygalba lugubris), araras, japus, sanhaçus, anambés, o maú (pássaro-boi) entre tantas outras aves com pouquíssimos registros publicados. O link a seguir,  nos dá uma idéia dos registros fotográficos que podemos conseguir na região embora não seja uma lista completa de ocorrência regional: http://www.wikiaves.com.br/especies.php?t=c&c=1400027 
    A Vila do Tepequém fica a aproximadamente 150km de estrada asfaltada de Boa Vista e conta com pequenas pousadas particulares e restaurantes rústicos que servem comida caseira trivial. Há também a possibilidade de se hospedar na pousada do Sesc que possui poucos apartamentos algumas casas que comportam até umas 20 pessoas com todos os utensílios de cozinha, geladeira, fogão, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário